sexta-feira, 1 de abril de 2011

Minha mãe briga muito comigo e meu pai não me aceita como sou



Filme clássico da adolescência: pais e filhos parecem que vêm de planetas diferentes e nenhuma comunicação é possível. Olha como é na casa da G.:

“Minha mãe e eu brigamos muito, mesmo eu tentando evitar de todas as formas. Mas ela discute sempre com o meu pai e acaba descontando em mim, já até acostumei. Mas meu maior problema é o meu pai, ele nunca me aceitou como sou. Quando eu quis ser emo ele não deixou, agora,  sempre critica o meu estilo musical e isso me magoa muito. E quando brigamos, ele nunca me deixa dar opinião, acabo chorando e ele me acusa de ser fraca. Eu fico destruída.”

Problemas de comunicação geralmente têm origem nos dois lados da linha. Ou seja, é fato que seus pais não estão mandando bem, mas talvez seja importante você tentar enxergar o que você pode mudar nas suas atitudes para melhorar essa situação.
Primeiro, temos que entender que é bem natural que essa fase seja cheia de conflitos. Faz parte do nosso processo de amadurecimento, das nossas tentativas de descobrir quem realmente somos e o que queremos da vida. E para os nossos pais, às vezes, é difícil entender essa nossa busca. Adultos têm um péssimo hábito de desrespeitar a adolescência, e acabam deixando mais complicado um momento que já é bem difícil.
Portanto, tente sofrer menos com as desaprovações deles. Você vai perceber que daqui pra frente, vocês terem opiniões diferentes sobre as coisas vai ser cada vez mais normal. Simplesmente porque vocês são de gerações diferentes….e porque são pessoas diferentes!  E crescer é aprender a bancar as suas opiniões (e as consquências delas), APESAR do que pensam os outros. Lógico que é sempre importante ouvir os pais, ponderar as opiniões deles, afinal eles são sim mais experientes e têm muito para nos ensinar, mas isso não significa que é preciso SEMPRE estar em acordo com eles.
Pensa bem, será que é mesmo tão importante que o seu pai aprove o seu estilo musical? Afinal, ele não é mesmo obrigado a gostar de Paramore. E se ele critica sem ser perguntado, será que não dá pra deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro?
Já quando o assunto é optar por fazer parte de uma tribo específica, como por exemplo, ser emo, o que talvez falte aos seus pais é informação.  Não é fácil, quando se vive apenas no mundo adulto, acompanhar a agilidade das tendências de comportamento dos jovens, então é bem comum que ao “ouvir falar” sobre alguma coisa a primeira reação seja o preconceito. O que é uma pena.
Então, cabe a vocês meninas, terem um pouco de paciência e mostrarem aos seus pais o que significa ser de uma tribo ou outra. É um trabalho didático mesmo, e eu já cansei de sugerir que vocês usem a CAPRICHO pra facilitar esse diálogo: mostrem para eles as reportagens que vocês mais gostam, os editorias de moda, os posts do Papo de Amiga (hehehe). Acho que pode ajudar….e muito.
Quanto ao exagero de brigas, você já tentou pedir uma trégua? Já falou para eles que esse clima não é legal e que você preferia que vocês conversassem mais e brigassem menos? Pode ser que dizer isso uma vez só não adiante, mas o negócio é não desistir. Uma hora eles vão te ouvir.
Mais gente sofrendo com o conflitos em casa? Conta pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário